terça-feira, 3 de junho de 2014

Serviço de trens dentro da área de evacuação de Fukushima é retomado

Primeira conexão reativada foi ligação entre as regiões de Iwaki e Naraha.
Não há risco em trecho férreo de 8,5 quilômetros, diz companhia operadora.

mapa jrpA companhia ferroviária japonesa JR retomou parte de suas conexões de trens dentro da área de evacuação de Fukushima depois de mais de três anos sem operar na região por causa do acidente nuclear de 2011, informaram nesta segunda-feira (2) meios de imprensa locais.

O primeiro dos trens a circular nesta região conectou as localidades de Iwaki e Naraha no domingo passado, transportando uma centena de moradores das áreas evacuadas e representantes das autoridades locais, segundo o jornal 'Asahi'.

A circulação neste trecho de 8,5 quilômetros permanecia suspensa desde março de 2011, e agora a companhia operadora decidiu retomá-la após confirmar que os níveis de radiação já não representam problemas de segurança graças aos trabalhos de descontaminação nas vias e estações ferroviárias.

Naraha fica a 12 quilômetros da usina nuclear de Fukushima Daiichi, e na maior parte desta cidade o acesso continua restrito e se proíbe pernoitar.

Cerca de 50 mil moradores de nove municípios continuam evacuados devido às emissões radioativas, que também afetaram gravemente a agricultura, a pecuária e a pesca local.
Fonte: G1 com EFE