quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Depois de 23 anos, shinkansen Nozomi aumenta velocidade para 285 Km/h

shinkansen-nozomiNo dia 25 ao meio-dia, passageiros na plataforma da estação da JR de Tokyo aguardavam ansiosamente pela chegada do Nozomi da linha Tokaido Shinkansen. Eles tinham um motivo especial: sentir como é viajar a 285 Km/h, no trecho até Shin Osaka.

Esses passageiros participaram da primeira viagem experimental aberta ao público. Em 51 anos de atividade dessa linha, a velocidade máxima de 270 Km/h não se alterava há 23 anos. Na viagem experimental, a velocidade foi aumentada para 285 Km/h, para implementação oficial em 10% dos 37 horários a partir de 14 de março deste ano.

Segundo a JNN, o trecho Tokyo a Osaka tem muitas curvas, o que era considerado difícil para o aumento da velocidade. Ao logo dos testes e ajustes, a JR conseguiu o feito. Relembra que em 1964 estreou com a velocidade de 210 Km/h, considerada espetacular para a época.

Em 1986, a velocidade foi aumentada em 10 Km/h e, em 1992, a marca de 270 Km/h foi atingida, na qual se mantém até os dias atuais. Comparado ao Sanyo Shinkansen que atinge 300 Km/h, um aumento de velocidade era um grande desafio para a JR.

Durante os 6 últimos anos, foi aprimorado o sistema de freios, houve melhorias para aumentar a velocidade nas curvas, para finalmente proporcionar aos passageiros essa velocidade. Com essa marca de 285 Km/h, uma viagem de Tokyo a Osaka é encurtada em 3 minutos. O que antes levava 2h25min agora se pode fazer a viagem em 2h22min.

Os trechos em que o Nozomi pode aumentar a velocidade são Shin Yokohama a Odawara, Mishima a Kakegawa, restringindo-se a menos da metade do total.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário