sexta-feira, 8 de maio de 2020

Movimento de passageiros nos trens-bala cai 95% durante Golden Week

Houve baixo movimento também nas rodovias expressas durante o feriado prolongado
passageiros nos trens-bala

O número de passageiros nos trens-bala e expressos durante o feriado de Golden Week (Semana Dourada) deste ano caiu 95% em relação ao ano anterior em meio ao surto de coronavírus, mostraram dados de seis grandes empresas ferroviárias na quinta-feira (7).

Segundo publicou a Kyodo News, o declínio foi o mais acentuado num feriado desde que as seis operadoras de trem - East Japan Railway Co, West Japan Railway Co, Central Japan Railway Co, Hokkaido Railway Co, Shikoku Railway Co e Kyushu Railway Co - foram criadas através da privatização da antiga empresa ferroviária estatal em 1987.

As perspectivas para o número de passageiros nos trens parecem sombrias depois que o governo decidiu estender o estado de emergência nacional até o final de maio para reduzir as taxas de infecção.

As operadoras das linhas Tokaido, Sanyo e Kyushu shinkansen, que conectam destinos turísticos populares como Tóquio, Quioto, Osaka e Fukuoka, reduzirão os serviços em 20 a 30% a partir da segunda-feira (11).

As três linhas tiveram queda no número de passageiros de 93% a 95% durante o feriado.

Um total de 916.000 passageiros pegou o trem shinkansen e os principais trens expressos limitados de 24 de abril a 6 de maio, representando uma queda acentuada de 17,12 milhões no mesmo período do ano passado.

No ano passado, o feriado foi estendido para 10 dias para celebrar a sucessão imperial.

As pessoas geralmente retornam às suas cidades de origem ou fazem viagens durante o longo feriado de Golden Week, que vai do final de abril ao início de maio.

Os trens-bala de Hokkaido, Akita e Yamagata, bem como a seção da Linha Hokuriku Shinkansen, operada pela West Japan Railway, tiveram queda no número de passageiros de 97%, a mais acentuada, enquanto o Kyushu shinkansen registrou uma queda de 93%, sendo o menor declínio.

O número de passageiros no trem expresso que conecta o aeroporto de Narita, a leste da capital, e a região metropolitana, caiu 99% durante a Semana Dourada.

Enquanto isso, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo disse que o tráfego nas vias expressas entre 25 de abril e 6 de maio caiu 70% em relação ao mesmo período do ano passado.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário