quinta-feira, 3 de março de 2011

Japão vai inaugurar trem-bala mais veloz e confortável

O Japão irá lançar neste fim de semana seu novo trem-bala da última geração, com vagões elegantes em verde e prata com faixas rosas e um nome inspirado no falcão peregrino.
O 'Hayabusa', a primeira versão modernizada do trem-bala japonês desde a frota anterior, lançada há 14 anos, causou muito rebuliço entre os entusiastas de trens. Um ingresso para a estreia, no sábado, foi vendido por milhares de dólares na Internet, segundo a mídia.
O trem atinge uma velocidade de 300 quilômetros por hora, tornando-o no mais rápido do Japão -- pouco atrás da chinesa Harmony Express, uma linha de alta-velocidade que chega a 350 quilômetros por hora.
'Realmente, o trem-bala representa o alto nível de nossa empresa e da tecnologia do Japão', disse Tomoyuki Endo, gerente do Shinkansen Group do East Japan Railway Company.
'Não apenas por ser de alta velocidade, mas também por ser ecológico, confiável e ter um desempenho mecânico confortável, além de ser um serviço elegante para passageiros', acrescentou.
O trem oferece um serviço 'GranClass' com assentos de couro, iluminação pessoal para leitura e descanso para as pernas, junto com acesso irrestrito a bebidas alcoólicas e refeições leves -- por um custo extra de 9.490 ienes (116 dólares), dependendo do destino.
O primeiro trem-bala do Japão foi inaugurado em 1o de outubro de 1964, e durante quase duas décadas foi o trem de passageiros mais rápido do mundo. Nestes 46 anos, o sistema não registrou nenhum acidente fatal, apesar da alta velocidade e dos frequentes desastres naturais do Japão.
Fonte: G1 com Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário