Veículo super moderno pode atingir 581 km por hora em 2027.
As empresas japonesas Nippon Sharyo Ltd.e Mitsubishi Heavy Industries Ltd. estão trabalhando em conjunto para desenvolver o trem bala mais moderno do planeta, trazendo uma revolucionária tecnologia de levitação magnética de alta velocidade, relatou o The Nikkei.
O novo trem-bala japonês fez seu primeiro teste bem sucedido e atingiu a velocidade de 311 km/h, de acordo com informações do jornal Daily Mail publicadas nesta quarta-feira. Esse tipo de trem usa uma técnica magnética de levitação ao invés de trilhos. Com o trem, o trajeto de Tóquio para Nagoya, que atualmente é de 1h30, passará a durar 40 minutos.
Esse tipo de trem usa ímãs para levantar os vagões acima da pista, eliminando a necessidade de rodas e, portanto, qualquer incidência de atrito, proporcionando um serviço mais rápido e mais silencioso. O primeiro dos cinco vagões da série LO, fabricado pela Central Japan Railway Co. (JR Tokai), foram submetidos a testes iniciais ao longo da pista utilizada para manutenção.
A empresa informou que a pista de teste estendida permite que o trem de 5 vagões viaje em sua velocidade máxima por um período de 2 minutos, quase 4 vezes mais do que antes. Funcionários do governo e jornalistas experientes viajando a 500 quilômetros por hora nas pistas de teste.
A operadora pretende iniciar operações comerciais entre Tóquio e Nagoya em 2027. O trem vai ligar as duas cidades em 40 minutos, menos de metade do tempo dos trens-bala Shinkansen.
O presidente da empresa, Yoshiyuki Kasai, disse que o trem “maglev” será um líder no transporte terrestre de ultra alta velocidade, no século 21, e vai deixar uma pegada na história das tecnologias de transporte.
Uma viagem Tokyo- Osaka?
A Chuo Linear Shinkansen, como é chamada , além de reduzir o tempo de viagem entre Tóquio e Nagoya para apenas 40 minutos, irá proporcionar viagens de 67 minutos entre a capital e Osaka, prevista para começar em 2045.
"Vai ser possível para os trabalhadores se locomoverem entre Tóquio a partir de Nagoya ou Osaka mesmo ", disse o ministro dos Transportes Akihiro Ohta ao jornal Nikkei.
Os testes foram realizados em uma pista de Yamanashi , a série L0 treina regularmente executando a velocidade máxima de 500 km por hora, fornecendo dados para estudar a durabilidade dos carros, túneis e a pista, bem como os impactos ambientais da operação.
JR Tokai planeja anunciar detalhes sobre a rota e estações de serviços comerciais já neste outono. As obras começarão no próximo ano fiscal, que começa em abril.
O maglev é um dos maiores projetos do setor privado na história do Japão , com o custo total estimado em mais de 9 trilhões de ienes.
Melhor do que um avião
Os vagões foram desenvolvidos pela Nippon Sharyo e Mitsubishi Heavy Industries , sob a liderança de JR Tokai.
Nippon Sharyo , uma subsidiária da JR Tokai, foi líder de pesquisa e desenvolvimento para os trens maglev . A empresa construiu veículos para a alta velocidade usados em Aichi, o famoso Tobu Kyuryo Line ou Linimo.
Ao contrário dos supercondutores da tecnologia maglev da JR Tokai , no entanto, Linimo usa eletroímãs comuns e tem uma velocidade máxima de apenas 100 km por hora.
Os dois sistemas são "coisas completamente diferentes , tecnologicamente falando", disse um executivo da indústria ferroviária.
Os trens para a linha maglev da JR Tokai são mais como corpos de aeronaves. É por isso que a Mitsubishi Heavy Industries , que nunca havia construído trens de alta velocidade para os operadores japoneses ,entrou no projeto. E a tecnologia da empresa em aeronaves irá contribuir muito para deixar o veículo o mais leve possível.
Espera-se que a tecnologia de aeronaves da Mitsubishi seja útil para lidar com a aerodinâmica e outras questões relacionadas com operações de altíssima velocidade.
Os vagões de Shinkansen comuns , equipados com um pantógrafo , inversor, e gerador de energia e motor, pesam cerca de 45 toneladas. Em contraste, um carro de levitação magnética pesa cerca de 25 toneladas .
Mercado Maglev
Poucos fabricantes são capazes de construir carruagens maglev. A Transrapid International da Alemanha , em parceria com a Siemens AG, é uma das poucas fabricantes de trem maglev do mundo, mas não tem a tecnologia para construir um sistema de levitação magnética supercondutora.
O trem maglev da JR Tokai será o sistema de transporte terrestre mais rápido do mundo, com uma velocidade máxima de 581km por hora. A empresa está esperando que ele pode exportar a tecnologia para os EUA e outros países.
Fonte: IPC Digital
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