domingo, 6 de janeiro de 2019

Governo inspecionará bagagens em estação de trem de Tóquio como medida antiterror

A medida é em caráter experimenta e visa Jogos Olímpicos de 2020
kasumigaseki

O governo japonês está estudando a possibilidade de realizar inspeções de bagagem em uma estação de trem de Tóquio, enquanto explora maneiras de fortalecer a segurança pública antes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2020, disseram fontes próximas ao assunto no sábado.

A medida, em caráter experimental, está planejada para fevereiro na estação Kasumigaseki do metrô de Tóquio, uma das mais movimentadas do Japão e que foi atacada pelo grupo cult AUM Shinrikyo com gás nervoso em 1995. Cerca de 150.000 passageiros usam a estação diariamente.

Preocupações sobre ataques terroristas no sistema de transporte público também se acumularam após incidentes em trens-bala nos últimos anos.

O governo espera que o experimento planejado ajude a identificar possíveis problemas e considere sua viabilidade.

Embora as inspeções de bagagem de mão nos trens sejam comuns em alguns países, o Japão não as realiza.

Há uma forte oposição entre as empresas ferroviárias que argumentam que as inspeções são inconvenientes porque aumentam o tempo de trânsito para os passageiros. Eles também dizem que é difícil encontrar espaço dedicado a esse propósito dentro das estações.

O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo pediram a empresas de segurança e fabricantes de equipamentos de segurança que sugerissem formas de conduzir o experimento. Também solicitou a colaboração do grupo Japan Railway e de outras operadoras ferroviárias.

Após o ataque com faca em um trem shinkansen em junho, o ministério imediatamente considerou a introdução de inspeções de bagagem. Mas, diante da oposição das empresas ferroviárias, o ministério só decidiu proibir as facas não embaladas nos trens a partir de abril.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário